Assisti, pela enésima vez, ao filme "A excêntrica família de Antônia". Cada vez um encantamento novo - um filme fantástico, que trata de temas importantes, entre os quais a passagem do tempo, "que não cura as feridas, mas alivia a dor e embassa a memória", a celebração da vida e a generosidade e a tolerância humanas - ao voltar à sua cidade natal - um vilarejo holandês -, com sua filha Danielle, Antônia vai constituindo lenta e generosamente sua "família", vai acolhendo com amor e simplicidade habitantes inusitados do vilarejo: uma mulher que uiva para a lua, um casal de deficientes que encontra o amor de forma rara e inesperada, um filósofo pessimista, uma mulher que não para de engravidar, uma filha lésbica e uma neta com altas habilidades. O filme começa com Antônia do leito de morte e acompanha, por meio de flashback, seus últimos cinquenta anos a partir do fim da Segunda Guerra Mundial.
Escrito e dirigido pela diretora holandesa Marleen Gorrris, o filme (de 1995) é uma comédia dramática. Recebeu excelentes críticas e ganhou, em 1996, o Oscar de melhor filme estrangeiro. É uma verdadeira pintura - tem cenas deslumbrantes e enternecedoras, mas é também leve e divertido. Fica clara a forte influência do universo de Gabriel Garcia Marques - o realismo mágico - que dá o tom à saga de uma mulher espetacular: generosa, acolhedora, amável, mas independente e de personalidade forte. A fotografia e a trilha sonora são um deleite à parte.
O filme traz quatro gerações da família desta mulher incrível e aborda com sensibilidade um fato inescapável: a vida envolve perdas e ganhos, e é costurada por vários começos e vários fins - não é, portanto, conclusiva, e cada capítulo é uma parte dessa fantástica teia que é o existir - tudo isso faz parte de nossa história, mas como diz Antônia, "a vida quer viver" e é esse desejo de viver em plenitude que se ganha quando o filme termina e ficamos ainda com os olhos vidrados na tela, revisitando nossa própria existência. Um filme de rara beleza, vale a pena conferir.
Um comentário:
Estou procurando a trilha sonora do filme, mas não acho em lugar nenhum.... Por acaso você sabe? Beijo :)
Postar um comentário