quinta-feira, 28 de julho de 2011

Blues na Terra de Suassuna


Ontem teve início a 9ª Edição do Projeto OI BLUES BY NIGHT. Abrindo esta nova temporada contamos com os talentos do tecladista Flávio Naves, do guitarrista Lancaster, famoso bluseiro que nos arrepia com seu estilo Chicago, e do organista Deacon Jones, um dos mais renomados mestres em Hammond B3 – um teclado clássico muito utilizado no blues, como também no rock, que permite sons e timbres espetaculares.

O lendário Deacon foi durante 18 anos nada menos que o band leader da banda de Jonh Lee Hocker, tendo também tocado com diversos outros nomes renomados do blues e do rock internacional, como Eric Clapton, Carlos Santana, Buddy Miles, Willie Dixon e Stivie Ray Vaughn, entre outros. Considerado o embaixador do blues, Deacon desta vez nos brindou com seu talento acompanhado também da excelente Uptown Band, de Giovanni Papaleo. Junto com Flávio Naves, Deacon Jones gravou o disco "The Legacy of the Hammond B3", cujas canções estiveram no repertório da noite de ontem.  Enquanto esperavam esse espetáculo, os amantes do blues iam se deliciando com a excelente Handmade Blues, de Marcelo Demo e Kco.

O OI BLUES BY NIGHT  é o maior evento de blues do Nordeste, que teve como idealizador o músico e produtor Giovanni Papaleo, considerado um dos mais importantes produtores de blues e jazz do Brasil, baterista e fundador da Uptown Band, pioneira banda de blues de Pernambuco. Giovanni Papaleo é também produtor do Garanhuns Jazz Festival, tendo recebido o prêmio Mestre Salustiano do Turismo, e do Jazz Porto (em Porto de Galinhas). Perguntado sobre o que escuta, Papaleo disse com simplicidade: "qualquer estilo que não seja 'fuleiragem music'; não gosto dessa tendência atual de que música tem que ser conceitual, que o músico tem que ter atitude. Eu gosto de música livre, sem fronteiras, que possa alegrar a alma e nos enriquecer interiormente e nos torna seres humanos mais felizes". É com esse espírito que o projeto de Papaleo, em parceria com a Oi, foi edificado.

Este ano, o projeto será itinerante, com edições em sete capitais nordestinas. O Recife contará com cinco shows do festival e terá a próxima apresentação no dia 31 de agosto, com Lil' Ray Neal, como atração principal. Aqui, a edição acontecerá novamente no Spirit Music Hall, excelente dacing bar no bairro dos Aflitos (Rua do Futuro, 821 - tel. 3268.4080), começando sempre às 22h.


Recife se orgulha de ter um evento dessa magnitude em sua agenda. Os amantes do gênero já são favorecidos com banda maravilhosas e músicos fantásticos que trazem o jazz e o blues para a noite do Recife de forma bastante expressiva, haja vista o projeto Recife Blues Sessions, com apresentações semanais em locais diversos. O Oi Blues By Night vem dar ainda mais brilho e garantir um enriquecimento maior pela presença de músicos de primeira grandeza, permitindo uma troca salutar com os músicos locais, não menos talentosos,  o que demonstra a importância desse evento para a cena pernambuana. Só nos resta apreciar cada uma das edições do evento. Simplesmente imperdível.
Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário: