terça-feira, 26 de julho de 2011

Marisa - o canto mágico da sereia



Que linda voz tem Marisa Monte! Fico completamente embevecida ao ouvi-la cantar. Nunca me canso - música após música, meu deleite é sem igual - incomensurável. Quem já a viu no palco sabe bem o que significa estar hipnotizado: é assim que nos sentimos, tamanho o encantamento diante de uma presença que preenche completamente o ambiente, transbordando graça, leveza, elegância, sensualidade e talento. Dona de uma voz sofisticada, Marisa Monte é uma verdadeira diva - um deslumbramento.

Marisa estudou belcanto, em Roma, para onde foi morar antes de completar 20 anos. Assim como Maria Callas, que, na década de 50, traz de volta a tradição vocal e interpretativa da ópera italiana, com uma técnica que teve entre seus maiores representantes Rossini - maravilhoso autor de óperas, como O Barbeiro de Servilha -, Marisa faz um uso expressivo de cores vocais que nos deixa extasiados.

É, além de cantora, instrumentista, compositora, produtora musical, considerada pela Rolling Stones Brasil como a melhor cantora brasileira e com dois álbuns na lista dos melhores 100 discos da música brasileira: "MM" e "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão". Antes mesmo de gravar o primeiro disco, a cantora já fazia um sucesso grande e tinha seu nome aclamado pela crítica. Seu primeiro grande sucesso foi Bem Que Se Quis (1989) - versão da música E Po' Che Fa, de Pino Danielle, versão composta por Nelson Motta. Nove anos depois de seu primeiro sucesso, Marisa conquista sua independência, comprando todas as fitas matrizes desde MM, seu álbum de estreia, até Barulhinho Bom, álbum de 1996. Abre o seu próprio selo - Phonomotor Records -, com distribuição pela gravadora EMI.

Embora Marisa tenha estudado canto lírico desde os 14 anos, a cantora se dedicou à música pop e ao samba, tendo feito excelentes parcerias nesse gênero, como a que estabeleceu com Paulinho da Viola e com a Velha Guarda da Portela. Em 2002, Marisa faz uma parceria incrível com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, que adotaram o nome Tribalistas e tiveram com esse álbum uma repercussão enorme, com 1,5 milhão de cópias vendidas no Brasil e mais 1 milhão no resto do mundo, com sucessos como "Já sei namorar", hit de 2002, "Velha infância", hit de 2003, e "É você".

Aproveito esse espaço para colocar uma seleção de músicas belíssimas e refinadas dessa cantora de primeira grandeza. Desejo a todos um grande deleite.



























Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário: